António José da Silva Santos de Oliveira nasceu em Lisboa, Portugal em 1956. Acabou o secundário no Liceu Padre António Vieira em Lisboa, 1973, e licenciou-se em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações pelo Instituto Superior Tecnico, Lisboa em 1979/1980.
Trabalhou em manutenção electrónica industrial de 1975 a 1978, nos sectores da construção civil, ar condicionado, e extrusão de cablagem.
Durante este período desenvolveu um sistema de backup de energia de emergência de 600kVA para uma central de betão, incluindo a transformação completa do equipamento da Central.
De 1978 em diante dedicou-se em paralelo ao desenvolvimento e fabrico de equipamento de reforço electroacústico.
Co-funda a Acutron Electroacústica
em 1983, onde desenvolve a sua actividade como projectista de produtos até 2015. Desenvolveu mais de 50 produtos de áudio analógico/digitais e baseados em processamento digital de sinal desde o início da empresa. Entre eles um sistema de automatização baseado em DAT de 8 canais para a companhia Espanhola Telefónica, o sistema RCT1/RCR1 de telecomando de redes de rádiodifusão utilizando portadoras inaudíveis digitalmente moduladas, o sistema de registo SNOOP baseado no hardware anterior, e o hardware dos condicionadores de sinal de palco DI824 e DO1616 utilizado na Expo'98.
É aceite como membro da Audio Engineering Society
em 1986. Publica 7 papers desde 1987 ao 1993 tanto nas Convenções como no Jornal da AES, dos quais os seguintes são exemplos:
- "Transient low-end performance of audio noninverting preamplifiers and power amplifiers",
Audio Engineering Society preprint 2469 apresentado na 82ª Convenção, Londres Março de 1987
- "A feedforward side-chain limiter/compressor/de-essser with improved flexibility" Journal of
the Audio Engineering Society, Volume 37, no. 4, Abril de 1989
- "A design method for high audio quality FM multiplex encoders" Journal of
the Audio Engineering Society, Volume 40, no. 3, Março de 1992
- "A digitally controlled automation system", Audio Engineering Society preprint 3303 apresentado na 92ª Convenção, Viena, Março de 1992
- "Anti-aliasing filters for oversampling analog to digital converters" Audio Engineering Society preprint 3303 apresentado na 94ª Convenção,
Berlim Março de 1993
Publicou diversos artigos tecnológicos na revista Radio World International.
Co-fundou a extinta secção Ibérica da AES Iberian Section, servindo como vice-presidente no primeiro ano.
Co-fundou a Secção Portuguesa da AES, servindo como Presidente da Direcção no primeiro termo, alojando também o seu site:
Secção Portuguesa da AES
Eleito Vice-Presidente para a Região da Europa do Sul da AES para o biénio 2006-2008.
Galardoado com o IEEE International Symposium on Consumer Electronics Engineering Leadership Award, 2011
Re-eleito Vice-Presidente da AES para a Região da Europa do Sul, para o biénio 2008-2010. Assegurou ainda o exercício do cargo durante o ano de 2011, tendo feito parte do Comité de selecção do Director executivo.
|
Fez parte do júri de avaliação de trabaho de final de curso no Conservatoire National de Musique, Paris, curso de Engenharia de Som, tendo proferido uma conferência na ocasião.
Fala fluentemente Português, Inglês, Francês, Castelhano, um pouco de Italiano e tem alguns rudimentos de Alemão.
A sua actividade presente é a de consultor de projectos especiais como sistemas de alerta e aviso de inundação para barragens e maremotos (tsunami).
Coordenou o desenvolvimento do hardware e software para projectos como o Metro de Bursa na Turquia, o Metro de Delhi na Índia, e o Metro do Porto e a Linha do Norte em Portugal.
Tem mantido servidores próprios e desenvolveu diversos scripts para a sua manutenção. Desenvolveu código em C, PHP/MySQL, e assembler.
Mantém o driver gráfico da placa SIS Mirage3 (SIS671/771) para Linux no seu site pessoal.
No seu tempo livre gosta de trabalhos de hobby, música, protecção animal, leitura, comboios em miniatura, fotografia, carros Italianos especialmente o descapotável Fiat Barchetta e da sua scooter.
Site pessoal Este mesmo
Aloja e é activo no site do clube de descapotáveis:
barchetta Clube Iberia
|