1. Desapertar as cordas.
2. Olear os carrilhões com óleo 5 ou WD40 e apertar/desapertar de modo que o óleo se entranhe bem no mecanismo.
3. Aplicar por duas vezes óleo de teca na escala se esta for de madeira sem verniz, deixando secar a primeira demão.
4. Assegure-se através de uma régua que a escala está alinhada de cima a baixo (um máximo de meio milímetro de diferença é perfeitamente admissível) senão o parafuso interno de torção do braço tem de ser ajustado em consequência.
5. Afinar.
6. Ajustar a altura das cordas utilizando os parafusos laterais da ponte até que não se ouça zumbido em nenhuma nota de cima a baixo na escala e em todas as cordas. Não aumente excessivamente a altura das cordas, só até não roçarem.
7. Re-afinar.
8. Corda a corda, carregar e tocar a nota da oitava acima, e em seguida com o dedo sem carregar ou com um rodo metálico ou de vidro na posição exacta correspondente ao trasto logo abaixo (na direcção da ponte). Obterá uma harmónica. Assegure-se que a nota carregando e a harmónica são exactemente a mesma ao ouvido ou com um afinador, senão vai ser necessário ajustar o parafuso da corda na ponte até serem rigorosamente iguais. Não se rale com a exactidão absoluta da nota nesta fase, compare só a nota tocada com a harmónica.
9. Quando todas as cordas estiverem correctas, afinar a altura dos vibradores através dos parafusos laterais dos mesmos à mesma distância de todas as cordas a não ser que pretenda nivelar o som delas de modo diferente.
10. Re-afinar.
11. Por limpa-contactos ou vaselina líquida na ficha de saída para assegurar que a cavilha faz bom contacto.